Vacina contra gripe: duas doses ao ano? Veja a matéria abaixo que discute esse tema

CEDIPI Compartilha – O portal Tribuna Online publicou matéria sobre a inserção no calendário da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) da possibilidade de indicação de uma segunda dose de vacina contra a gripe no mesmo ano, em especial para idosos e pessoas com sistema imunológico comprometido.

Entrevistada pela publicação, a Dra. Mônica Levi, Diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e médica da CEDIPI, explicou que a inclusão, feita recentemente, não se trata de uma recomendação para uma segunda dose como rotina.

“É um aval para aplicação em casos em que houver necessidade. Está cada vez mais evidente nos estudos a queda progressiva da proteção. Depois de seis meses da aplicação, a vacina contra influenza já tem uma proteção pequena ou até zerada em alguns grupos”, explicou a Dra. Mônica.

“A possibilidade de se recomendar uma segunda dose serve também, além de pessoas pertencentes a grupos de risco, para aquelas em viagem para o hemisfério norte, no inverno de lá, ou em situações de risco epidemiológico aqui mesmo, no Brasil.”

Veja a matéria na íntegra no site da Tribuna Online: https://tribunaonline.com.br/saude/clinicas-particulares-ja-podem-aplicar-segunda-dose-de-vacina-contra-gripe-124107

Com informações do portal Tribuna Online