Volta ao século passado: com queda na cobertura vacinal infantil, especialistas alertam para aumento de doenças infecciosas e ressurgimento de outras já eliminadas

CEDIPI Compartilha: São Paulo, 15 de março de 2022 – Em entrevista ao portal Plena, a Dra. Mônica Levi, Diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e médica do corpo clínico da CEDIPI, falou sobre a queda na cobertura vacinal que coloca em estado de alerta para doenças já eliminadas no Brasil e no mundo.

Segundo dados apurados pela publicação, até 2018, a cobertura vacinal da BCG – vacina que previne formas graves de tuberculose – aplicada em crianças de zero a menores de cinco anos, tinha taxa acima de 95%.

Em 2019, era de 86,67%. No ano seguinte, de 74,03% e, em 2021, a procura pela vacina caiu para 65,63%.

Como explica a Dra. Mônica, diversos fatores agravados pela pandemia e as restrições sanitárias impostas contribuíram para esta preocupante queda nos números da cobertura vacinal.

“Existem diversos motivos que podem esclarecer essa queda nas coberturas vacinais. Nós vimos um descaso por conta do sucesso da própria vacinação. Quando as pessoas não escutam mais sobre casos de uma determinada doença, elas param de se importar. Hoje em dia, os pais não conhecem, por exemplo, a poliomielite, que é grave, pode deixar sequelas permanentes e até matar. Estamos percebendo um retrocesso na proteção coletiva e no risco de doenças. Basta uma pessoa infectada para começar novamente a ter novos casos”, explicou Dra. Mônica.

Veja a matéria completa na página do Portal Plena: https://portalplena.com/saude/volta-ao-seculo-passado-com-queda-na-cobertura-vacinal-especialistas-alertam-para-aumento-de-doencas-infecciosas-e-ressurgimento-de-outras-erradicadas/

Com informações do Portal Plena