Poliomielite: Por que é necessário vacinar contra uma doença eliminada há 28 anos no Brasil?

CEDIPI Compartilha: Entrevista com a Dra. Mônica Levi, Diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e médica do corpo clínico da CEDIPI sobre a vacinação contra a poliomielite.

Como explica a matéria, o poliovírus, causador da poliomielite, ainda circula pelo mundo e é, segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), capaz de infectar até 200 mil novas pessoas a cada ano dentro de uma década, caso a doença não for completamente eliminada.

A Dra. Mônica Levi contextualiza: 

“Enquanto houver circulação do vírus no mundo, sempre há risco de retorno da doença”, afirma. “Se há uma pessoa contaminada, em meio a uma população que não está adequadamente vacinada, o poliovírus pode se espalhar rapidamente. A cobertura da pólio está baixa e muito abaixo do necessário para conseguir manter o País seguro e impedir a reintrodução do vírus que a gente não vê há décadas”

Veja a matéria completa na página do jornal Estadão (somente para assinantes): https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,poliomielite-por-que-e-necessario-se-vacinar-contra-uma-doenca-erradicada-ha-28-anos-no-brasil,70004128506

Com informações do jornal Estadão.