Alerta: baixa vacinação e aumento no número de casos de meningite em SP

Embora especialistas ainda não considerem a existência de surto de meningite no estado de São Paulo, a situação da baixa cobertura vacinal contra a doença é preocupante.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em 2022 a cobertura vacinal atingiu o número de 77%, bem distante da meta de 95% de cobertura contra a doença.

De acordo com os mesmos dados, somente no primeiro semestre de 2023 mais de 2 mil casos da doença foram registrados, com 155 óbitos por meningite.

Sobre a doença

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as 3 membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central.

A transmissão de pessoa a pessoa ocorre por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e garganta. Também pode ocorrer o contágio pela ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes.

A vacina é uma importante medida de proteção contra a doença meningocócica, que quase sempre é uma doença grave e de alta mortalidade.

A vacinação é feita rotineiramente já a partir dos 3 meses de vida e segue durante toda a infância e adolescência. Porém adultos e idosos podem e devem ser vacinados em situações epidemiológicas de risco.

Vacine sua família contra a meningite na CEDIPI.

Se você preferir receber a vacina em casa, toque no botão abaixo e faça o seu agendamento do nosso serviço de vacinação domiciliar.