HPV: novos números revelam ascensão da doença entre homens

De acordo com estudo divulgado pela publicação médico-científica Lancet, quase um terço de todos os homens em todo o mundo podem estar infectados com algum tipo de HPV.

O Papilomavírus humano (HPV) é uma infecção sexualmente transmissível comum em todo o mundo, que tem sido associada tradicionalmente ao câncer cervical em mulheres.

No entanto, um estudo recente publicado no Lancet Global Health, edição de setembro de 2023, revelou dados preocupantes sobre a prevalência do HPV entre os homens.

Isso é alarmante porque muitas infecções por HPV são assintomáticas, mas podem levar a complicações graves, como verrugas anogenitais e vários tipos de cânceres em homens, incluindo peniano, anal e orofaríngeo.

A vacinação contra o HPV é uma medida importante para prevenir a infecção e as complicações associadas a ela. Além disso, o rastreamento e o tratamento de lesões precoces também são fundamentais para prevenir novos casos e mortes

É importante lembrar que a prevenção e o tratamento do HPV não são apenas responsabilidades das mulheres, mas também dos homens.

A conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do HPV em homens é fundamental para reduzir a prevalência da infecção e suas complicações.

Veja o estudo na íntegra na Lancet Magazine (em inglês): https://www.thelancet.com/journals/langlo/article/PIIS2214-109X(23)00305-4/fulltext